Logotipo desenvolvido por Priscilla Ignácio

domingo, 15 de novembro de 2009

Novidades no trânsito a partir desse domingo

Avenidas Capitão Messias e Godoy Neto terão sentido único e tráfego da Praça Conde Moreira Lima será reordenado

No dia 15 de Abril, a Câmara Municipal de Lorena promoveu uma sessão especial com a participação do, então, secretário municipal de trânsito, Cléber Milton Oliveira Lemos, que, inquirido pelos vereadores, prestou esclarecimentos à comunidade sobre questões relativas ao transporte coletivo e ordenação do trânsito nas principais vias da cidade. Para essa ocasião, A Mocidade de Lorena elaborou um relatório, a partir de produtivas discussões em seu fórum virtual, onde foi elencado uma série de idéias e propostas de ações para a melhoria das condições de trânsito, transporte e mobilidade acessível em nossa cidade. Tal documento foi gentilmente entregue para o Dr. Cléber pelas mãos do vereador Mafu (PV), que, posteriormente, entregou uma versão ao secretário de planejamento urbano, Célio Melilo.

Exatos sete meses se passaram e duas de nossas sugestões serão executadas pela Prefeitura Municipal nesse feriado de aniversário da República. Com a intenção de melhorar o trânsito em nossa cidade, a Prefeitura, por meio das secretarias de trânsito e planejamento urbano, alterou o sentido de tráfego de duas importantes avenidas da região central. A avenida Capitão Messias Ribeiro terá mão única, sentido bairro-centro, ao passo que a avenida Godoy Neto também terá mão única, porém, no sentido oposto, ou seja, centro-bairro. Essa modificação, além de ser indicada pelo grupo A Mocidade de Lorena, foi reivindicada pelos moradores locais, que reuniram cerca de 100 assinaturas solicitando essas mudanças, e ainda, nova pavimentação e instalação de redutores de velocidade.

A segunda intervenção viária ocorrerá na praça Conde Moreira Lima. Por nossa sugestão, o tráfego pelo interior da praça será proibido, além disso, um semáforo foi instalado no entroncamento das avenidas Capitão Messias e São José. Assim, o motorista que vier, por exemplo, da Prefeitura para a Biblioteca, aguardará a abertura desse semáforo, tendo a opção de seguir pela avenida São José, rumo à Guaratinguetá, ou ir para o centro, através da passagem de nível reaberta ao lado da sede do Correios.

Para elucidar essas mudanças, confira, a seguir, o estudo realizado por nós d’A Mocidade de Lorena, incluído no documento lido pelas autoridades municipais. (Para uma melhor visualização, clique sobre as figuras)

Figura 01: Opções de caminhos a partir da Rua Dr. Rodrigues de Azevedo (Rua Principal)

Figura 02: Opções de caminhos a partir da Rua Dom Bosco

Figura 03: Opções de caminhos a partir da Avenida São José


Figura 04: Opções de caminhos a partir da Avenida Cap. Messias Ribeiro

Segundo o secretário de trânsito, Marcelo Pazzini, o motorista que vier pela rua Dom Bosco, após a passagem de nível da linha férrea, terá de respeitar a faixa de emergência em frente ao Pronto Socorro e a Santa Casa, onde o espaço, antes destinado para estacionamento de veículos, se tornará exclusivo para o fluxo de ambulâncias. Pazzini ainda explicou que agentes da secretaria municipal de trânsito estarão durante 30 dias na região distribuindo panfletos, tirando dúvidas e orientando os motoristas.

---

Confira abaixo, um resumo de nossas propostas e argumentos para intervenção viária na região central da cidade, apresentadas e aceitas pelo Executivo Municipal. Fica nosso agradecimento ao secretário de planejamento urbano Célio Melilo, ao atual secretário de trânsito Marcelo Pazzini, assim como ao seu antecessor, Cleber Lemos.

Expansão do Centro Comercial

Lorena é um município antigo, cujo povoamento iniciou um processo de expansão ainda em meados do séc. XVIII. O grande desenvolvimento urbano aconteceu durante o Império, quando ocorreram novos arruamentos, praças e o embelezamento dos jardins. As vias dessa época, embrionárias de nossa malha viária, permaneceram e hoje correspondem as principais ruas de comércio. Para aqueles anos, essas eram consideradas largas e adequadas, atualmente, não mais.

Com o grande número de automóveis, as estreitas ruas centrais de Lorena não apresentam mais condições práticas favoráveis de comportar o fluxo do trânsito motorizado, dos ciclistas e dos pedestres. Ou seja, a estrutura de circulação urbana de nosso centro está saturada, resultando num trânsito caótico e confuso.

Esse quadro problemático incentiva a busca de idéias que promovam alternativas para possíveis soluções. Uma dessas opções seria a expansão do centro comercial, desconcentrando a oferta de comércio e serviço da reduzida área em que se encontra, já exaurida nas suas finalidades. É preciso planejar uma melhor distribuição geográfica desses estabelecimentos, promovendo, de forma gradativa e ponderada, a sua ampliação para vias adjacentes ao centro, onde as dimensões são mais adequadas para a melhor fluidez do trânsito.

A alternativa seria transformar as avenidas Capitão Messias Ribeiro e Godoy Neto em corredores comerciais. Essas vias, em nosso ponto de vista, não são bem aproveitadas por terem uso superestimado, sem necessidade de ser. Embora sejam avenidas com generosas dimensões, atualmente, são consideradas estreitas por permitir fluxo, inclusive de ônibus, e estacionamento, nos dois sentidos. Assim, por serem vias paralelas, a nossa sugestão é de que cada uma delas tenha o trânsito fluindo em um único sentido.

No caso, a Av. Godoy Neto teria sentido Centro-Bairro, desde a Avenida Dr. Pedro Vicente de Azevedo (esquina da Della Via Pneus) até a Rua Monte Castelo (ao fundo da Prefeitura). Desse modo, teríamos, devido à retirada da passarela, uma via de mão-única desde a Rua das Palmeiras até a Prefeitura, passando pelo centro e encaminhando o fluxo para os bairros da Olaria, Vila Zélia, Bairro da Cruz, entre outros. Em contrapartida, a Avenida Capitão Messias, teria sentido inverso, ou seja, da Rua Padre João Renaudim (Prefeitura Municipal) para a Avenida São José (Biblioteca).

Essas modificações no trânsito seriam o início de um projeto, de longo prazo, visando criar condições para a expansão da área comercial. Juntamente com a mudança de fluxo a Prefeitura pode, e deve, aos poucos realizar melhorias nessas duas avenidas, como alargamento das calçadas, pavimentação asfáltica, melhor sinalização, ciclovias, arborização, entre outros.

As mudanças de sentido nas Avenidas Capitão Messias Ribeiro e Godoy Neto necessitam de modificações em outras vias, a fim de compor um fluxo racional do trânsito. Sendo assim, apresentamos nossas propostas complementares.


Praça Conde Moreira Lima

- Instalação de um semáforo no encontro da Av. Capitão Messias com a Av. São José, controlando o fluxo de veículos, ou seja, retém o fluxo da Cap. Messias para seguir o fluxo da Av. São José, e vice-versa;

- A Avenida São José continuaria com sentido duplo, porém, próximo ao semáforo proposto seria proibido o estacionamento de veículos nos dois lados da via;

- Abertura da passagem de nível dos Correios, permitindo a interligação da Av. São José com a Rua São Benedito, num fluxo único;

- As rotatórias construídas entre a biblioteca e a linha férrea seriam retiradas;

- A rua entre a linha férrea e a Praça Conde Moreira Lima teria sentido único, da Av. São José para a Funerária. Sua paralela, entre a praça e a Santa Casa, teria sentido inverso (Funerária - Av. Cap. Messias);

- O ponto de ônibus dentro da Praça, como está hoje, seria removido. Não seria permitido o trânsito de veículos dentro da praça (área dos quiosques);

- Os ônibus provenientes de Cachoeira Paulista e Piquete seguiriam pela a Av. Dr. Pedro Vicente de Azevedo, passando em frente ao supermercado Pão de Açúcar, até a Av. Capitão Messias. O ponto seria nessa mesma avenida, ao lado da biblioteca. Já os ônibus que chegam pela Av. São José, parariam na rua entre a linha do trem e a Praça Conde Moreira Lima, no mesmo ponto de parada de antes, porém, do outro lado da rua, na calçada da Praça.

___________________

A Mocidade de Lorena

Notícias pesquisadas
Avenidas Capitão Messias e Godoy Neto terão trânsito modificado
Trânsito em Lorena mudará no próximo domingo

Um comentário:

  1. venho agradecer a companhia em 2009.E desejar um feliz natal e prospero ano novo; que em 2010 vc possa desfrutar de muitas conquistas juntamente a sua familia e amigos: com muita saúde e paz.

    ResponderExcluir

Seguidores