Logotipo desenvolvido por Priscilla Ignácio

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Lorena recebe uma unidade da Escola Técnica Estadual

A semana que passou foi marcada pelo início das atividades da ETEC, a mais nova escola técnica de Lorena. A unidade está instalada na Escola Estadual Padre Carlos Leôncio da Silva, onde 40 alunos, após passarem por um processo seletivo cuja concorrência esteve em cinco candidatos por vaga, estão matriculados no curso de logística. O curso, ministrado à noite e com duração de um ano e meio, oferece conhecimento na área de controle de estoque, trânsito, transporte, marketing, entre outros. A expectativa é que no próximo semestre seja oferecido o curso de informática para internet.

Atualmente, no Estado existem 157 ETECs, que oferecem Ensino Médio e cursos técnicos gratuitos para os setores industrial, agropecuário e de serviços. Essas escolas são coordenadas pelo Centro Paula Souza, a mesma autarquia do governo que administra as Faculdades de Tecnologia (FATECs). Ambos têm na formação de profissionais voltados ao mercado de trabalho o centro de sua atuação.

A unidade de Lorena faz parte de um plano de expansão, estabelecido em 2006, que visa aumentar em 100 mil o número de alunos no ensino técnico administrado pelas Etecs até 2010. Segundo dados do Governo, 75% dessa meta já foi alcançada, porém, pelo fato de haver eleições estaduais no ano que vem, a abertura de vagas foi acelerada com o chamado regime de classes descentralizadas, ou seja, são utilizados salas de aulas ociosas de escolas, estaduais ou municipais, sendo que a ETEC mais próxima fica responsabilizada pelos cursos a serem oferecidos.

Assim, na realidade, o Padre Leôncio tornou-se uma extensão da Escola Técnica de Cachoeira Paulista. Segundo o secretário de desenvolvimento do Estado de São Paulo, o valeparaibano Geraldo Alckmin, a economia feita em não construir um novo prédio gera mais recursos para aplicar na própria escola. Dessa forma, nossa cidade passa a contar com uma instituição que, em 2008, teve 77 % de seus alunos empregados no mercado de trabalho, apenas um ano após o egresso.

COTEL e SENAI

A ETEC soma-se a outras escolas técnicas e profissionalizantes existentes. Uma delas é o Colégio Técnico de Lorena "Prof. Nelson Pesciotta”, mantido pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP). O COTEL recebeu esse ano o certificado “Selo da Qualidade” do Conselho Regional de Química (CRQ - IV Região) – Título que, desde 2007, quando foi criado, só tinha agraciado o SENAI de São Bernardo do Campo. O nível dos alunos foi classificado como alto, após serem analisados os graus de qualidade de aspectos do colégio, como biblioteca, sala de aula, currículo do professor e proposta pedagógica.

Temos então uma escola com ensino técnico de excelência na área de química, sendo destaque, não só no município, como em toda região. O COTEL obteve, pela 4ª vez consecutiva, o melhor resultado no ENEM, entre as escolas de Lorena, alcançando 68,17 pontos. Essa pontuação fez do colégio a 13ª melhor escola pública do Estado de São Paulo e a 84ª entre as 7319 escolas públicas e particulares que participam do Exame.

Outra importante instituição é a Escola Municipal Profissionalizante “Milton Ballerini”, que também oferece cursos de qualificação profissional para a população. A escola é conveniada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) - um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial – e oferece, entre outros, cursos nas áreas de Mecânica, Elétrica, Caldeiraria, Hidráulica e Pneumática, Usinagem, Ajustagem e Informática.

Essas escolas, assim como as universidades localizadas na cidade, oferecem oportunidade de formação técnica e superior de qualidade para os cidadãos, sobretudo os jovens. A mão-de-obra especializada é de suma importância para atração de novos investimentos, tanto na área industrial como comercial. Porém, ainda há espaço para expansão da oferta de vagas. A Prefeitura Municipal poderia viabilizar junto a União a instalação de uma escola técnica federal. O atual Governo está ampliando a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e em nossa região só há instituições em Campos do Jordão e Caraguatatuba. Cabe ao poder público local considerar essa possibilidade, a fim de potencializar a vocação educacional inerente à nossa Lorena.

___________________

A Mocidade de Lorena

Notícias pesquisadas

Jornal Guaypacaré Ano 34 Nº 1246

ETEC em Lorena começa a funcionar
Projeto de expansão abre Etec em Lorena
Prefeitura assina convênio com o Senai e abre inscrições para cursos na cidade
Cotel recebe "Selo de Qualidade"
Cotel comemora conquista do Selo da Qualidade CRQ
O ensino que dá emprego

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores